Home »
» Seminário Nacional Mulher e Cultura
Seminário Nacional Mulher e Cultura
Written By Unknown on domingo, 26 de outubro de 2014 | 13:00
Quais são as ações e os espaços de visibilidade das mulheres na cultura? Para responder essa e outras questões semelhantes, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura da Bahia (BA), promove o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC). O evento, que ocorrerá entre 28 e 31 de outubro em Salvador, resulta de parceria com o Ministério da Cultura (Minc), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Interessados também poderão acompanhar os debates online pelo site da Fundação Pedro Calmon.
O Complexo dos Barris, na capital baiana, será palco do seminário e, durante quatro dias, receberá escritoras, gestoras, militantes, pensadoras, empreendedoras culturais e artistas negras de todo o país. Um dos principais objetivos do encontro é discutir o protagonismo feminino na cultura. A iniciativa busca ser um espaço de convivência e troca de experiências acadêmicas, artísticas e culturais, ao permitir a interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil para fortalecer a rede de articulação feminina em todo país.
Os debates e rodas de diálogo terão como temas: "Mulher: Tradição e Contemporaneidade", "Mulheres da Cultura", "Mulher, Cultura e Comunicação", "Mulheres e Conhecimentos Tradicionais" e "Cultura e Contemporaneidade". Nelas, haverá também um recorte racial. Ao longo da programação, serão discutidos a presença da mulher negra na mídia, racismo, relações raciais e práticas excludentes e reprodutoras de estereótipos sobre a população negra. Além de debates, o seminário contará com apresentações culturais femininas de música, teatro e recitais. Também haverá lançamentos e exposições de livros ao longo da programação.
No dia de encerramento do seminário, na sexta-feira (31/10), as cantoras baianas Juliana Ribeiro, Savannah Lima e Gal do Beco farão o show "En'Canto", gratuito, em homenagem às mulheres do samba brasileiro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, a partir das 19h. Os debates e intervenções artísticas durante o seminário serão restritos às credenciadas para o evento, já as exposições e vendas temáticas serão abertas ao público, nos espaços livres da Biblioteca Pública dos Barris.
Related Articles
If you enjoyed this article just click here, or subscribe to receive more great content just like it.
0 comentários:
Postar um comentário